Reunião negocial 7 de Maio “UM DESASTRE”!


Nota à Comunicação Social

Reunião negocial 7 de Maio “UM DESASTRE”!

Depois de na última reunião, tendo em conta a forma como decorreu e as aproximações registadas, que a CNESE publicamente valorizou, esperava-se que esta reunião seguisse o mesmo caminho. Pelo contrário, o Ministério da Saúde recuou relativamente a algumas questões:. nomenclatura do Enfermeiro Gestor - pretende encontrar uma nomenclatura redutora da exigência das funções que estes enfermeiros vão exercer,· volta a propor a introdução de um artigo sobre os deveres dos enfermeiros quando já tinha aceite retirar tendo em conta que os deveres dos enfermeiros decorrem do seu Código Deontológico e do Regulamento do Exercício Profissional.

Quanto ao âmbito da aplicação da Carreira apesar de se aplicar a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo, retira a GRELHA SALARIAL QUE NÃO SE APLICARÁ AOS ENFERMEIROS COM CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO o que significa que o Ministério da Saúde pretende continuar a patrocinar a exploração de mãode obra qualificada que já hoje existe nos Hospitais EPE’s.


Quanto à Grelha Salarial, apesar de afirmar que continua a ponderar, mantém tudo na mesma, ou seja:· mantém o inicio na posição 15 = 1201, 48 sem que, até ao momento, apresente qualquer justificação para a discriminação a que pretendem sujeitar os enfermeiros quando comparados com outras carreiras especiais e de Licenciados, por exemplo, Carreira de Inspector o inicio é na posição 20 =1458,94 e Professores na posição 21 = 1510,43 euros· 10 posições remuneratórias na categoria de Enfermeiro - poucos serão os que o conseguirão atingir já que para isso são necessários 50 anos de exercício profissional;· A proposta de topo desta categoria é a posição 44 = 2694,75 passível de atingir ao final de 50 anos de serviço quando na actual carreira, ao final de 27 anos se atinge os 2228,00, ou seja, apenas menos 442 euros;· Para os actuais enfermeiros chefes e supervisores mantém a proposta de permanecerem na actual grelha até que atinjam a remuneração do inicio da categoria de Enfermeiro Gestor (posição 44 da futura grelha) QUE NA REALIDADE NUNCA IRÁ ACONTECER ou o concurso, o que é profundamente INJUSTO tendo em conta que estes enfermeiros já se sujeitaram a concursos para ter acesso a qualquer uma daquelas categorias. Esta proposta só pode ser qualificada como INTELECTUALMENTE DESONESTA.


Neste contexto, de indefinição, de recuo e de ponderação “sem fim à vista”, o apelo para que os enfermeiros participem, no próximo dia 12 de Maio na Greve e na Manifestação que se deslocará do Ministério da Saúde para a residência oficial do Primeiro-Ministro, vai ser reforçado.


Lisboa, 7 de Maio 2009

Contacto: Enfª Guadalupe Simões – 91 945 89 83

1 comentários:

Anónimo disse...

A farsa continua…
Mas desta vez o ministério não escondeu ao que vinha.
ACABOU-SE A BRINCADEIRA…
Desonestos, desvinculam-se de compromissos antes assumidos…VERGONHA.
Vão a http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2009/05/070509ncs.pdf
e vejam o resultado da reunião de hoje.
E agora (para quem ainda anda adormecido) vale a pena fazer alguma coisa? vale a pena ir à manifestação?
Será que é desta vez que se vão levantar do sofá e fazer alguma coisa para que a situação mude?
Não duvidem que este recuo na negociação, por parte do ministério, não é inocente. A falta de adesão à manifestação de dia 12, diz-vos alguma coisa?…
Já agora, quantos de vós, vão, alegremente ao encontro de estudantes a realizar em breve, fazendo inclusive trocas e baldrocas, e não mexeram um dedo quando se falou em manifestação?
Mani…quê?…
SE NÃO SOMOS NÓS, ENFERMEIROS, A FAZER ALGO ASSEGURO-VOS QUE OUTROS NÃO O FARÃO POR NÓS.
A RESPOSTA TEM QUE SER DADA NO DIA 12…MACIÇAMENTE.
MAIS GREVES, AINDA ESTE MÊS…OU OUTRAS FORMAS DE LUTA QUE SE ENCONTREM MAIS ADEQUADAS…
FAÇAM SUGESTÕES…