Futuros enfermeiros passam a falar para o boneco.. que responde.


"ESEnfC inaugura Centro de Simulação único no país, com ambiente o mais próximo possível do hospitalar. Tecnologia de ponta permite aos futuros enfermeiros fazerem melhor em contexto real.

Há alguns anos as colheitas de sangue eram treinadas nos colegas, assim como as punções ou a administração de injectáveis. E, quando assim não era, Manuela, Margarida, Sónia e Verónica, apenas dispunham de almofadas e palhinhas para, como estudantes de Enfermagem, colocarem na prática as técnicas que, mais tarde, iriam fazer parte do dia-a-dia da sua profissão.Uma realidade que parece bem longínqua para quem visita o novíssimo Centro de Simulação de Práticas Clínicas, ontem inaugurado no Pólo A da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o primeiro do género em Portugal e um dos poucos na Europa equipados com equipamentos de ponta, totalmente adquiridos nos Estados Unidos da América.Uma unidade do mais moderno que existe em Escolas de Enfermagem, onde, em cinco novos laboratórios, os futuros enfermeiros poderão entrar em contacto com um ambiente quase real – e até mais moderno do que o de alguns hospitais – do que é o dia-a-dia de um enfermeiro em diferentes unidades hospitalares e, portanto, com diferentes exigências.Manuela, Margarida, Sónia e Verónica estão no laboratório dos Cuidados Intensivos, onde treinam para o seu curso de Especialização, e constatam «os sortudos» que são os actuais estudantes de Enfermagem, comparados com os dos seus tempos. Ali está montada uma verdadeira unidade hospitalar, com os equipamentos mais modernos que existem nesta área. Todas as máquinas estão ligadas e o “doente” lá está deitado, pronto a ter exactamente as mesmas reacções que teria um doente real, numa unidade do género.Vantagens? «Estamos muito mais à-vontade na prática de todos os procedimentos necessários e mais seguros, logo há alguns ganhos para a Saúde e para os doentes», explica Verónica, enfermeira há nove anos e consciente de que, qualquer que seja o aluno a praticar naquele ou em qualquer outro laboratório do novo Centro de Simulação «encontra uma situação muito, mas mesmo muito, próximo da realidade» e que, portanto, «saberá muito melhor como reagir quando efectivamente o que se treinou se concretizar»." (...) Fonte; Diário de Coimbra

1 comentários:

Anónimo disse...

Filizmente tenho o privilégio de estudar na ESEnfC! Há que utilizar a tecnologia ao nosso dispor. Manifestação em Coimbra lá estarei, mesmo sendo ainda aluno.